COMUDI - Comunicação, mudanças sociais e direitos


COMUDI

 

 

COMUDI - Comunicação, mudanças sociais e direitos

 

Foi criado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Bacharelado em Ciências Sociais, em 2009, pela professora Giuseppa M. D. Spenillo, e certificado no CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7064680416480213). A partir de 2010, o COMUDI tem desenvolvido diversas atividades, dentre eles o projeto de pesquisa «Direitos de cidadania e participação entre a juventude do semiárido pernambucano», financiado pelo CNPq. Entre 2011 e 2014, realizamos projetos de extensão no semiárido pernambucano, em parcerias com o UNICEF e prefeituras locais. Atualmente, o grupo desenvolve atividades em duas linhas: 1) Cidades, espaços urbanos e ambiente: direitos e mudanças sociais em questão e 2) Comunicação, Identidades, Resistência e Interculturalidade.

Cidades, espaços urbanos e ambiente: direitos e mudanças sociais em questão
Nas cidades vivem hoje cerca de 55% da população mundial, conforme dados da ONU para 2019.
Diante deste cenário urbano, a Agenda 2030, proclamada pela ONU em 2015, propõe um “plano de
ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”. Este plano de ação convida-nos a abordar
de modo proativo a questão das cidades com o intuito de torná-las lugares “inclusivos, seguros,
resilientes e sustentáveis”. Nesse sentido, desenvolvemos atividades de pesquisa e extensão que
visam a construção de caminhos possíveis para a reformulação do pacto social de convivência nas
cidades. Temos realizado investigações em cidades pernambucanas, rodas de diálogo com as
temáticas A cidade que queremos e Cidades sustentáveis, e oficinas sobre O Nosso direito à cidade.

Comunicação, Identidades, Resistência e Interculturalidade
Sob o espectro da comunicação, das identidades, da resistência e da interculturalidade, buscamos
estudar fenômenos de comunicação em larga escala e em microescala, de modo a tensionar as
compreensões antropológicas, sociológicas, políticas e filosóficas acerca das sociedades
contemporâneas e das múltiplas manifestações que as constituem. Interessa coletar materiais para
desenvolver análise das dinâmicas comunicacionais, culturais, de ação coletiva, de resistências e lutas
sociais nestas sociedades, de modo a avançar em formulações acerca da interculturalidade enquanto
uma possibilidade para revisitar os sentidos da vida em coletividade. Em 2023-2024 temos realizado o
projeto de extensão Inter-formação cidadã para a construção coletiva de políticas públicas de
cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Igarassu.

Líder(es): Giuseppa Maria Daniel Spenillo


Desenvolvimento e Sociedade


gpdeso

O grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade CNPQ/UFRPE, coordenado pela docente Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, criado em 2002, constitui-se como um grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão. Atualmente dedica-se especialmente aos temas: gênero, trabalho, pesca e cidadania.

Líder(es): Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão


JUREMA: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades


 

Jurema

 

 

 

 

JUREMA: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades

Líder(es): Laeticia Medeiros Jalil, Maria do Socorro de Lima Oliveira


LABOR - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento


LABOR - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento

 

Líder(es): Maurício Sardá de Faria


Nesma - Núcleo de estudos Educação, Sociedade e Meio ambiente


Nesma

 

 

 

 

Nesma - Núcleo de estudos Educação, Sociedade e Meio ambiente

A história do Núcleo de Estudo Educação, Sociedade e Meio Ambiente se inicia no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas, em 2010. Lá, o interesse de professores e alunos com a problematização da questão ambiental no Sertão alagoano foi expresso na publicação de dois livros:Educação ambiental: pesquisa e prática educativa no Sertão alagoano (EDUFPE, 2011) e Educação superior e produção de conhecimento - Convergências entre ensino, pesquisa e extensão (EDFAL, 2011). Além disso, observa-se a participação de seus integrantes em vários congressos científicos (ALASRU, CISO, ANPPAS, CNEU). Em 2011, o grupo inicia seus trabalhos na UFRPE tendo como linhas de pesquisa: a)Educação ambiental e prática educativa na escola; b)Percepção de risco e conflitos socioambientais; c)Ambientalização das lutas sociais; d)Dinâmicas, atores e o meio ambiente rural; e)O meio ambiente no discurso jurídico.

PUBLICAÇÕES

Livros  

SILVA, T. A. A. As juventudes e seus diferentes sujeitos. I. ed. Recife: UFRPE, 2017. v. I. 140p  Baixehttps://cutt.ly/GE9G5lL

SILVA, TARCISIO AUGUSTO ALVES; SILVA, E. (Org.) ; ANDRADE, J. A. (Org.) . Formação docente e o ensino da temática indígena. I. ed. Maceió: Editora Olyver, 2021. v. I. 262p Baixehttps://bit.ly/3fRV2U8

SILVA, T. A. A.MAIA, Fernando Joaquim Ferreira (Org.) ; BATISTA, M. P. (Org.) ; RODRIGUEZ, D. C. (Org.) . Problemas jurídicos, econômicos e socioambietais da energia eólica no Nordeste brasileiro. 1. ed. Recife: UFRPE, 2023. v. 1. 196p. Baixehttps://encurtador.com.br/dkv48

Artigos

SILVA, T. A. A. da. Energia Limpa para Quem? Impactos da Produção de Energia Eólica sobre Pequenos Agricultores do Agreste Pernambucano. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 28, n. 3, p. 1–14, 2023 Baixe:https://encurtador.com.br/hyGIV

SILVA, T. A. A.. As políticas públicas de juventude no Brasil pós-golpe de 2016: o cenário de ataque aos direitos sociais. POLÍTICA & TRABALHO (UFPB.), v. I, p. 150-167-167, 2021.Baixe:https://shre.ink/rRuG

Líder(es): Tarcísio Augusto Alves da Silva